segunda-feira, 6 de junho de 2011


Chacal: recital dia 7 no campus Pampulha

Performance de Chacal, exposição e debate integram ciclo sobre poesia marginal e movimento estudantil
sexta-feira, 3 de junho de 2011, às 7h05

O poeta carioca Chacal é o convidado da segunda edição de 2011 do ciclo de conferências Sentimentos do Mundo, na próxima terça-feira, dia 7. A partir das 10h30, no auditório da reitoria, campus Pampulha, Chacal fará um recital e, em seguida, lançará dois livros – Uma história à margem (de poemas e histórias de sua trajetória artística) e Belvedere (poesia reunida).

O recital integra o conjunto de eventos Marginália e Experimentação: a Poesia e o Movimento Estudantil. Também após a apresentação de Chacal, será aberta, no saguão do prédio da reitoria, exposição sobre as relações entre a poesia marginal e o movimento de estudantes, especialmente nos anos 1970 e 80.

Às 19h30, no Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Chacal participa de mesa-redonda com os poetas mineiros Ricardo Aleixo e Marcelo Dolabela, além da professora da UFMG Heloisa Starling. O tema do debate é Movimento estudantil e poesia marginal. Finalmente, no dia 22 de junho, às 10h30, também no auditório da reitoria da UFMG, Marcelo Dolabela e Ricardo Aleixo realizam performances poéticas.

 
Exposição
Realizada em parceria com o Projeto República da UFMG, a exposição é o embrião de um livro que será lançado em 2012 sobre o movimento estudantil na UFMG entre 1974 e 1984. A exposição fica até dia 22 de junho e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Será exibido material do movimento estudantil da UFMG no período 1974-1984 e da produção poética do período.

A mostra pretende resgatar os múltiplos vínculos entre ambas as formas de experimentação e de atividades marginais. Vitrines e projeções digitais vão exibir material gráfico como cartas, programas de chapas de DCEs e DAs, livros, jornais e revistas produzidos no período pelos estudantes militantes e pelos poetas.

A primeira edição de 2011 do Ciclo de Conferências Sentimentos do Mundo, em abril, também explorou o universo da literatura, com a participação da psicanalista e escritora Maria Rita Kehl. Desde 2007, ano em que a UFMG celebrou 80 anos, a Universidade realiza conferências com intelectuais brasileiros e estrangeiros, de várias áreas do conhecimento. O Sentimentos do Mundo já recebeu, entre outros, os cantores Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, o escritor moçambicano Mia Couto e os cineastas David Lynch e Manoel de Oliveira. Também já se apresentaram na programação do Sentimentos do Mundo os grupos artísticos Corpo, Giramundo, Galpão, Uakti e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Outras informações estão disponíveis no site www.ufmg.br/sentimentosdomundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário